terça-feira, agosto 08, 2006

 

HotSpots de Almeirim

O "serviço" "HotSpots de Almeirim" surgiu através de uma iniciativa da Câmara Municipal de Almeirim que visava dotar alguns locais do Concelho, especialmente espaços verdes, com acesso à Internet, sem fios.

Desde Setembro de 2005 que, em espaços como o parque urbano da Zona Norte e a Biblioteca Municipal (Interior e Exterior), é possivel a qualquer pessoa levar o seu portátil ou equipamento compativel com o sistema Wi-Fi e aceder à Internet, sem configurações complicadas, registos, ou pagamento.

Gradualmente têm vindo a ser cobertas novas zonas, como é o caso do Jardim da Republica, em Almeirim, O Largo da Capela Velha, em Fazendas e mais recentemente, a zona envolvente à Junta de Freguesia de Raposa.

Para breve estão previstos novos locais, com principal destaque para a Freguesia de Benfica do Ribatejo, com a mesma solução proposta para o Largo Dr. Moita, em Cortiçois.

 

Filtragem de conteúdos

Sim ou não?

Não é uma questão de resposta unânime.

O serviço disponibiliza os protocolos http/https (acesso normal à Internet, seguro e não seguro, através de um Browser qualquer), POP3 (Leitura de correio electrónico através de um cliente de correio, tipo outlook). O envio de correio através de SMTP (usando um cliente de correio tipo outlook) está vedado de modo a evitar a utilização abusiva do serviço para e emissão de spams em massa.

O serviço http possui filtragem de conteudos, ou seja, sites considerados impróprios, como pornografia, são bloqueados por processos automáticos.

Estas opções foram tomadas no arranque do sistema na medida em que se tratava de um serviço publico, de caracter ludico e de acesso generalizado, tendo sido inclusivamente tidas em conta recomendações e experiencias de serviços idênticos (infelizmente não de Portugal dado que na altura poucos eram os HotSpots publicos gratuitos no nosso país).

No entanto as opiniões dividem-se. Há quem defenda a total abertura do sistema.

Acha que é mais importante o acesso sem qualquer restrição a estes serviços, mesmo com as caracteristicas que tem, ou garantir alguma segurança ou protecção dos utilizadores, que podem ser crianças, por exempo...?

Aguardamos a sua opinião de modo a adequar o serviço da melhor forma possivel, às necessidades e espectativas dos seus utilizadores.

 

Perguntas e Respostas

Poderá usar este Post para colocar as suas questões/sugestões/reclamações, ou utilizar simplesmente o email: hotspots@almeirimdigital.com

Para visualizar algumas respostas a perguntas mais frequentes (PMF/FAQ), poderá consultar o seguinte link:
http://hotspotsalmeirim.no.sapo.pt/faq.htm

Para conhecer as condições de acesso ao serviço, poderá consultar o seguinte link:
http://hotspotsalmeirim.no.sapo.pt/condforn.htm

Para saber como configurar o seu equipamento Wi-Fi, poderá consultar o seguinte link: http://hotspotsalmeirim.no.sapo.pt/configura.htm

This page is powered by Blogger. Isn't yours?